top of page

Aqui se encontram alguns exemplos de visitas técnicas/trabalhos de campo proporcionados pelo CAEA Mariana Braga, dentro e fora do Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente (SEAUPP).

Parque Estadual Morro do Diabo

O Parque Estadual Morro do Diabo situa-se no Pontal do Paranapanema, município de Teodoro Sampaio, extremo oeste do Estado de São Paulo.


Esta unidade de conservação constitui um dos maiores trechos de Mata Atlântica do interior de São Paulo. Dentre as espécies vegetais típicas desse ecossistema podem ser citadas o cedro, o ipê, a peroba-rosa, a cabreúva e o pau-marfim.

​

A fauna do parque é também uma das mais bem conservadas de todo o oeste paulista encontrando-se espécies de médio e grandes mamíferos quase extintas nessa região do Brasil como a onça-pintada, a onça-parda, o caititu. Sem contar que o mico-leão-preto, um dos primatas mais ameaçados do mundo, é a espécie mais característica do Parque.

Usina Hidrelétrica Eng. Sério Motta

A Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também chamada de Usina Hidrelétrica Porto Primavera, está localizada no Rio Paraná, 28 km a montante da confluência com o Rio Paranapanema.

Sua barragem, a mais extensa do Brasil, tem 10.186,20 m de comprimento e seu reservatório, 2.250 km2. A primeira etapa do enchimento do reservatório, na cota 253,00 m, foi concluída em dezembro de 1998 e a segunda etapa, na cota 257,00 m, em março de 2001.

Em Outubro de 2003, entrou em operação a unidade geradora 14, totalizando assim, 1.540 MW de potência instalada.

As três primeiras unidades completaram a entrada em operação em março de 1999.

morro-do-diabo.jpg
WhatsApp Image 2019-09-15 at 19.04.04 (1

Pontal Flora - Presidente Venceslau

A Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema Pontal Flora, é uma entidade civil sem fins lucrativos e constituída por consumidores de produtos florestais.

​

Tem, entre outros, o objetivo de produção de mudas para implantação de reflorestamento próximos às fontes de consumo, de forma a que os consumidores da região possam ter o suprimento de matéria-prima energética ou industrial a uma distância compatível e sem os elevados custos de transporte com que hoje têm de arcar.

​

Constituída em 13 de julho de 1991, atua junto aos 53 municípios da região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo, e hoje é referência na produção de mudas. 

A Pontal Flora é ainda entidade declarada de utilidade pública no município de Presidente Venceslau, membro ativo do Comitê da Bacias Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP) e dos Conselhos Consultivos do Parque Estadual do Rio do Peixe e da Estação Ecológica Mico Leão Preto

WhatsApp Image 2019-09-15 at 19.09.26 (1

Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP)

A empresa Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP) tem como escopo a certificação da norma ABNT ISO 9001:2015 nas áreas de captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação dos resíduos sólidos.


O DAEP foi auditado pela empresa Bureau Colombo ACTA-QS (Rio de Janeiro-RJ) para receber sua primeira certificação da norma ABNT ISO 9001 nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2004, sendo avaliado por auditores externos que constataram que a empresa DAEP estava em conformidade com a norma ISO 9001 em todo seu escopo de certificação. De 2005 a 2012 recebeu a certificação de manutenção pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (São Paulo-SP).

Desde a implantação de seu Sistema de Gestão da Qualidade baseado na Norma NBR ISO 9001, o DAEP vem mantendo a certificação em todos os seus processos.

WhatsApp Image 2019-09-15 at 19.07.54 (1
bottom of page