top of page

Energia Solar Fotovoltaica: vantagens e desvantagens

  • Beatriz Garcia Ziliotto
  • 12 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

A energia elétrica é uma das maiores conquistas da humanidade, devido as suas infinitas utilidades, possuindo uma grande eficiência tanto na geração como no uso. Porém, junto com essas vantagens surgem os problemas ambientais causados por ela, como as áreas alagadas para a construção das usinas hidrelétricas, a poluição do ar pela queima de carvão mineral e derivados de petróleo e nem mesmo os biocombustíveis ficam de fora, visto que para sua produção são necessárias imensas áreas agrícolas para o plantio da cana-de-açúcar, do milho e outros vegetais.

Com esses problemas, vêm surgindo os novos tipos de energia, chamadas de Energias Alternativas, que são qualquer fonte de obtenção de energia que substitua às energias convencionais que utilizam combustível fóssil (na energia elétrica ou no petróleo), gerando menor impacto ambiental, principalmente em relação às emissões de dióxido de carbono (maior responsável pelo aquecimento global).

Entre os novos tipos de energia está a energia solar fotovoltaica, que é a fonte de energia que mais cresce no mundo nos últimos anos e é a terceira mais importante fonte de energia renovável, ficando atrás da hidráulica e eólica (mais de 100 países já utilizam esse tipo de energia).

A luz do sol, ao refletir sobre as placas solares, gera a movimentação dos elétrons do material, que geralmente é o silício por ser encontrado facilmente natureza, transformando-se em fotovoltaico e gerando eletricidade. A eletricidade gerada pelas células está em corrente contínua, que pode ser imediatamente usada ou armazenada em baterias. Em sistemas conectados à rede, a energia gerada precisa passar por um equipamento chamado inversor, que irá converter a corrente contínua em alternada com as características necessárias (freqüência, conteúdo de harmônicos, forma da onda etc.) para atender às condições impostas pela rede elétrica pública. Assim, a energia que não for consumida pode também ser lançada na rede.

Utilizar a energia solar em casa ou em empresas possui diversos benefícios tanto para os consumidores, como para o meio ambiente. Entre os benefícios para o ambiente entram os fatores de as placas serem reutilizáveis, a produção não gera ruídos e a energia gerada é considerada limpa, renovável e sustentável. Já para os consumidores, as vantagens estão no custo-benefício porque, apesar do investimento inicial ser alto, as placas duram mais de 25 anos e como esta energia é gerada por você, não haverá custo extra na utilização. Portanto, é possível reduzir a energia que você compra da distribuidora e, além disso, a energia excedente que é lançada na rede elétrica pública gera créditos, que são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 60 meses, reduzindo ainda mais a conta nos períodos de baixa luminosidade.

Por outro lado, sabendo que toda ação humana gera um impacto ambiental, as desvantagens desse sistema para o ambiente estão relacionadas a fauna (quando os painéis já estão instalados) e a busca por silício (material que compõe as placas). Em relação a fauna, o problema é maior com os pássaros, pois devido ao reflexo da luz do sol (uma vez que as placas solares captam a radiação) elas podem tornar-se espelhadas e de difícil compreensão para as aves. Além disso, os projetistas devem atentar-se para fatores como aquecimento do ambiente, pois os pássaros podem ser queimados por conta do calor excessivo para a geração de eletricidade (dependendo do modelo de placa utilizado, visto que as placas com mais tecnologia não liberam calor).

Durante a extração do silício, o impacto sobre o meio biótico é a degradação visual da paisagem. Sobre o meio físico são apontados a poluição da água pela mineração e a emissão de poeiras e gases devido a perfuração de rochas. Por fim, sobre o meio socioeconômico estão os ruídos e as vibrações devido ao desmonte de material consolidado.



Referências

AMERICA DO SOL. O que é e como funciona o sistema fotovoltaico. Disponível em: http://americadosol.org/energia_fotovoltaica/#toggle-id-1. Acesso em 11 Abr. 2020.

ECYCLE. O ritmo do silício. Disponível em https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1907-o-ritmo-do-silicio.html. Acesso em 11 Abr. 2020.

O ALTO TAQUARI. A importância da energia nas nossas vidas e a interdependência entre a economia e a energia do país. Disponível em: http://www.oaltotaquari.com.br/portal/2013/03/a-importancia-da-energia-nas-nossas-vidas-e-a-interdependencia-entre-a-economia-e-a-energia-do-pais/. Acesso em 11 Abr. 2020.

PORTAL SOLAR. Como funciona a energia solar fotovoltaica. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/como-funciona-energia-solar.html. Acesso em 11 Abr. 2020.

PORTAL SOLAR. Energia fotovoltaica. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/energia-fotovoltaica.html. Acesso em 11 Abr. 2020.PORTAL SOLAR. Vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/vantagens-e-desvantagens-da-energia-solar.html. Acesso em Abr. 2020.

PORTAL SOLAR. Escolhendo o painel fotovoltaico - 10 coisas para saber. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/escolhendo-o-painel-fotovoltaico--10-coisas-para-saber.html. Acesso em 11 Abr. 2020.PORTAL SOLAR. Fontes de energia alternativas. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/fontes-de-energia-alternativas.html. Acesso em 11 Abr. 2020.

TECH HOJE. Impactos ambientais em usinas fotovoltaicas. Disponível em: http://techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1862. Acesso em 11 Abr. 2020.

WWWF-Brasil. A importância da energia na visão dos jovens. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?65702/A-importncia-da-energia-na-viso-dos-jovens. Acesso em 11 Abr. 2020.


 
 
 

Commentaires


Quer ficar por dentro das novidades da área ambiental e ser notificado de nossos próximos eventos? Cadastre seu e-mail! 

"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come."

CONTATO:

E-mail: caengambiental@gmail.com

FACEBOOK.png
youtube.png
insta.png
logo CAEA 2018.png

© 2019 por CAEA - Mariana Braga

bottom of page